Neste último sábado dei continuidade na minha pequena campanha de Ravenloft usando o True20.
Na verdade já havia preparado a aventura a 3 semanas atrás. Jogamos um sábado sim outro não e uma campanha sim outra não, o que dita que jogamos esta aventura de Ravenloft apenas uma vez ao mês.
– Planejei qual seria o desafio (uma Banshee);
– E a história por trás dela (Uma Elfa abandonada pelo noivo à morte certa nas mãos de bandidos por medo de ele próprio ser morto);
– Quais seriam as chances dos jogadores (aguardava no mínimo uma morte antes deles terem noção que não tinham como vencer e fugir);
– Acrescentar um elo de ligação entre um Personagem e a ambientação do cenário;
– Outro elo de ligação entre um objetodo de um personagem;
– Um gancho a fim de conduzir o grupo a campanha em sí;
Eu conseguí fazer tudo isso, mas não da forma como gostaria.
Como disse nosso grupo se reune pouco, quando nos encontramos além de jogar aproveitamos para conversar, fazer piadas, bagunçar uns cons outros, etc. Isso geralmente tira um pouco o foco do jogo.
A Aventura acaba ocorrendo, mas nem sempre os jogadores estão atentos a ela, ou não agem como o mestre esperava que agissem se estivessem mais atentos ao que ocorre. O mestre fica com a sensação de que todo o esforço gasto foi em vão.
No caso do meu grupo eu sei qual seria uma solução: nos encontrarmos mais vezes para reuniões descompromissadas, tipo cervejada no bar, jogar video-game e deixarmos as reuniões para RPG, como prioridade para o jogo… mas como nem tudo são flores isto é meio que uma utopia neste mundo com tempo tão apertado. O que podemos fazer é chegar um pouco antes dos demais para ir botando as besteiras em dia; fazer alguns pequenos intervalos para que a rotina do jogo não se alongue muito; ter coragem de pedir um pouco mais de atenção nas cenas mais sérias (não que as outras não sejam, mas diga “Prestem atenção agora pois isto é importante”). Com isso você dosa cenas mais relaxadas e descompromissadas onde por exemplo dois jogadores que não estão na cena possam falar besteira, sair para pegar bebidas, ir no banheiro e reserva a atenção do grupo para os momentos de maior Climax do jogo.
Cada grupo tem seus problemas e limitações, conheça os seus e aprenda a como contorná-los.
Bons jogos!
acho q se encontrar mais vezes pra reuniões descompromissadas, ou abandonar o rpg, é a solução. É uma merda quando vc prepara a aventura, e o povo fica conversando o tempo todo.
Frustrante perder horas de trabalho onde você poderia estar fazendo qualquer outra coisa e os jogadores não colaborarem na hora do jogo.
[…] Uns dias atrás tinha registrado meu descontentamento pelo fato da minha história, não ter ocorrido como gostaria que ocorresse (Leia Aqui). […]